Logo do Radar industrial

FAÇA SUA BUSCA NO MAIOR BUSCADOR INDUSTRIAL DO BRASIL
 

Bem-Vindo ao Radar Industrial.
Verificamos que esse é seu primeiro acesso. Leia antes de usar:

Este é um portal de busca de produtos e serviços industriais.

NOTA: Todos os produtos dispostos no portal pertencem aos seus respectivos fabricantes, representantes e distribuidores. O Radar Industrial e a Editora Banas não vendem os produtos e serviços publicados neste site.

Saiba mais acessando a página "Sobre o Radar"

Procura um produto específico? Digite o nome do produto/serviço nos campos acima e veja uma lista de empresas fabricantes. Para acessar o contato da empresa é preciso ser cadastrado.

Faça seu cadastro gratuitamente aqui!

Busca alguma empresa ou fabricante? Clique em "Empresas", faça uma rápida procura e encontre fabricantes e representantes desejados.

Tamanho das letras

Indústria - 02/07/2020

Centro Tecnológico da NSK Brasil é referência em testes para os setores industrial e automotivo

A NSK inaugurou sua fábrica no Brasil, a primeira planta fora do Japão, em 1970. Ao longo da sua história no país, vem se reinventando e buscando contínuo aperfeiçoamento, como a inauguração da fábrica de esferas, a instalação da linha para fabricação dos rolamentos de esferas de grande porte e, em 2008, a inauguração do Centro Tecnológico Brasileiro (BTC - Brazilian Technology Center) o primeiro da NSK na América Latina, oferecendo suporte técnico para análise de falha de rolamentos e realização de testes de homologação de produtos dos setores industrial e automotivo.

Ao longo desses anos, os testes realizados pelo BTC originaram a construção de normas técnicas (ABNT NBR 16139 – Teste Rolo de Carga e ABNT NBR 16169 – Teste Tanque de Lama, ambas para o segmento de mineração) e na homologação de produtos para atender aos clientes. Além disso, em 2010, foi criado um time multidisciplinar entre NSK, um Cliente de Bombas Centrífugas e uma empresa parceira em lubrificação por Oil Mist para projetar uma bancada de teste específica para homologar uma tecnologia de rolamentos de contato angular para atender os requisitos da norma API (American Petroleum Institute). Esta mesma bancada de teste também foi utilizada por uma empresa petroleira nacional para desenvolver um sistema de “selo mecânico”.

“Temos vários casos de sucesso e orgulho, mas um dos principais foi o desenvolvimento de duas bancadas de ensaios para validar componentes aplicados em correias transportadoras de minérios. A precisão e a eficácia dos resultados foram tão grandes que acabaram originando duas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cobrindo, assim, uma grande necessidade de fabricantes e clientes que buscavam meios de normatizar este tipo de aplicação”, explica Ricardo Hashimoto, diretor de Engenharia da NSK Brasil.

O BTC está completamente apto a desenvolver os mais importantes experimentos que atestam a confiabilidade de uma determinada aplicação, seja para o mercado Industrial ou Automotivo.

“Entre os testes voltados à cadeia automotiva, temos equipamentos desenvolvidos especialmente para simular condições de rodagem e as variáveis que interferem no desempenho dos rolamentos, como temperatura, rotação, cargas, desalinhamentos e contaminação. Com os equipamentos do BTC conseguimos avaliar e homologar rolamentos para as principais aplicações, como por exemplo, rodas, transmissões e componentes do motor, como alternadores e polias”, explica Hashimoto.

O Centro Tecnológico Brasileiro da NSK também faz ensaios laboratoriais de metrologia, análise química do lubrificante e propriedades mecânicas do aço. “Outro equipamento essencial para a nossa área de Engenharia é o MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura), que possui alta capacidade de ampliação em até 1 milhão de vezes, o que permite uma avaliação detalhada e precisa da superfície dos materiais, contribuindo na investigação de fraturas e detecção de impurezas”, descreve o Diretor.

www.nsk.com.br

Mais Eventos

Mais Eventos

Notícias

publicidade