Indústria - 07/01/2021
Data centers serão tão críticos quanto concessionárias de energia
Em 2021, o data center e o ecossistema da informação que orbita ao seu redor terá uma criticidade similar a das concessionárias de energia - é um quadro de dependência real do mundo digital. É o que apontam as tendências para este ano identificadas pelos experts em economia digital da Vertiv, fornecedora global de soluções de infraestrutura crítica digital e continuidade.
Os data centers há muito mantêm altos padrões de disponibilidade, mas a mudança para o status similar ao das concessionárias de energia será percebida de duas maneiras. As altas expectativas em relação à disponibilidade da rede se estenderão até áreas rurais e remotas, levando aplicações críticas para uma fatia maior da população. Isso aumentará a pressão sobre os data centers para garantirem a conectividade inclusive fora dos grandes e médios centros urbanos. Outro resultado desse quadro é a extinção de qualquer distinção entre disponibilidade e conectividade. Garantir e proteger conexões ao longo das redes híbridas cada vez mais distribuídas é, hoje, um requisito tão necessário quanto qualquer medição tradicional do uptime do data center.
“Os data centers têm se movido em direção ao perfil de concessionária de serviços públicos há algum tempo, mas a pandemia cristalizou a necessidade de contar com as proteções oficiais que já são comuns em outras concessionárias,” disse Gary Niederpruem, diretor-executivo de estratégia e desenvolvimento da Vertiv. “Isso não diz respeito apenas ao trabalho remoto. Trata-se de dar suporte à economia digital nas suas formas de missão mais crítica, que incluem a dependência cada vez maior da telemedicina e saúde, comércio eletrônico, telecomunicações globais e mídias de massa.”
Vertiv.com