Mercado - 20/10/2020
Economia criativa dispara durante a pandemia e novos negócios abrem oportunidades para a indústria gráfica
O ano de 2020 tem sido marcado pela reinvenção e a economia criativa ganha força em vários segmentos, gerando oportunidades para a indústria gráfica. Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a realizar mais compras online, resultando em um grande crescimento do e-commerce. O isolamento social também ocasionou um aumento significativo de pedidos por delivery, principalmente de alimentos e bebidas. Consequentemente, houve um incremento na utilização de embalagens, tanto para os produtos como para as entregas, refletindo diretamente no segmento de rótulos e etiquetas.
De acordo com a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), o setor de embalagens representa 50% do mercado gráfico, o editorial corresponde a 20% e o promocional, 10%. "O segmento de etiquetas e rótulos tem 5% de participação, mas deve alcançar rapidamente 10%, sendo expressivo o crescimento do consumo de papéis adesivos. Estamos otimistas para os próximos meses e acreditamos em uma retomada da indústria gráfica como um todo, a partir do início de 2021", afirma o presidente da Abigraf, Levi Ceregato.
Especialista em Inteligência de Mídia e Comportamento do Consumidor, Eliane El Badouy Cecchettini acredita que essa realidade é uma grande oportunidade para as gráficas planas. "A pandemia acelerou tendências que esperávamos, de uma maneira mais intensa, para o período de 5 a 10 anos. Vemos os empresários apostando no e-commerce para garantir vendas e a embalagem sendo a grande protagonista. É uma reconfiguração dos negócios, a fusão entre o físico e o digital, uma construção de novas formas de organizações econômicas e sociais muito mais inclusivas."
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