Indústria - 18/02/2020
Indústrias eliminam uso de copos plásticos
Em janeiro, o município de São Paulo sancionou lei que proíbe o fornecimento de produtos descartáveis de plástico em estabelecimentos comerciais, que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021. Com ela, serão impedidas as distribuições de copos, pratos, talheres, agitadores de bebidas e varas para balões de uso único feito com plástico, com possibilidade de multa e até mesmo o fechamento do estabelecimento.
Práticas como essa também chegaram ao universo corporativo. A Valmet aboliu, ainda em 2019, o uso dos copos e itens de plástico nas unidades de Araucária (PR) e Sorocaba (SP), para dar vez a louças e copos de papel biodegradáveis. A estimativa era de mais de 35 mil copos usados por mês na fábrica que possui cerca de 500 funcionários nas duas localidades.
O gerente de Estratégia, Qualidade e Marketing para América do Sul da Valmet, Pedro Ferraz Paciornik, explica que a substituição dos itens de plástico faz parte de um movimento de sustentabilidade e de mudança de hábito que será seguido pelas outras localidades da empresa na América do Sul. “Apesar de parecer uma iniciativa simples, mexer com a mudança de comportamento das pessoas nem sempre é algo tão fácil. É preciso sensibilizá-las para que saiam da sua zona de conforto e tenham consciência de que a transformação depende muito da própria atitude”, comenta.
www.valmet.com.br