Logo do Radar industrial

FAÇA SUA BUSCA NO MAIOR BUSCADOR INDUSTRIAL DO BRASIL
 

Bem-Vindo ao Radar Industrial.
Verificamos que esse é seu primeiro acesso. Leia antes de usar:

Este é um portal de busca de produtos e serviços industriais.

NOTA: Todos os produtos dispostos no portal pertencem aos seus respectivos fabricantes, representantes e distribuidores. O Radar Industrial e a Editora Banas não vendem os produtos e serviços publicados neste site.

Saiba mais acessando a página "Sobre o Radar"

Procura um produto específico? Digite o nome do produto/serviço nos campos acima e veja uma lista de empresas fabricantes. Para acessar o contato da empresa é preciso ser cadastrado.

Faça seu cadastro gratuitamente aqui!

Busca alguma empresa ou fabricante? Clique em "Empresas", faça uma rápida procura e encontre fabricantes e representantes desejados.

Tamanho das letras

Máquinas - 02/06/2022

Inversores de frequência aumentam a vida útil do motor e geram redução de custos

De acordo com Jonas Klug, responsável do laboratório da Hercules Motores, os inversores de frequência são equipamentos eletrônicos que possibilitam obter controle sobre a velocidade de motores elétricos de corrente alternada por meio da conversão dos valores fixos, de tensão e de frequência da rede, em valores variáveis. “Ele recebe alimentação em CA, retifica a corrente transformando-a em CC e possibilita o chaveamento dos IGBTs na saída, onde teremos uma saída CA trifásica podendo variar a tensão (V) e a frequência (Hz)”, explica.

Segundo ele, a Hercules Motores Elétricos fabrica inversores desde 2010 e atualmente conta com inversores dedicados a vários segmentos e outros que atendem a diversas aplicações industriais, comerciais e residenciais. “Quando falamos de motores elétricos de indução de corrente alternada, a frequência (medida em Hertz) está diretamente relacionada às Rotações Por Minuto (RPMs) de um motor. Em outras palavras, quanto maior a frequência, mais RPMs, ou seja, maior a velocidade de rotação do motor. Por ser um equipamento compacto e versátil, o inversor de frequência substitui grande parte dos componentes de um quadro de comando, além de prover recursos de controle de velocidade, potência, eficiência energética e segurança que não são possíveis em painéis com acionamentos eletromecânicos”, complementa.

O uso do inversor de frequência aumenta a vida útil do motor e de seus componentes, além de diminuir os custos com manutenção e reposição de peças. Klug informa também que os inversores suavizam a partida dos motores elétricos e isso aumenta a vida útil de componentes elétricos e mecânicos não somente do motor, mas também da máquina. “Os custos com manutenção e reposição também são reduzidos pelo fato de o inversor de frequência monitorar os níveis de tensão, corrente e temperatura, caso haja alguma anormalidade, ele desliga e informa o código da falha. Com isso, as manutenções são menos frequentes”, relata.

Uma característica importante do inversor é que à medida que mudam os requisitos de uma determinada aplicação, o inversor de frequência pode simplesmente subir ou descer a velocidade do motor. “O controle de motores por inversor de frequência é largamente utilizado em diversas aplicações industriais, comerciais e até residenciais por sua segurança e precisão”, afirma Klug. Isso tem como finalidade atender as novas exigências de operação, o que não seria possível utilizando apenas um redutor mecânico.

Segundo ele, os inversores de frequência levam facilidade e versatilidade à automação. “São diversos modelos com tecnologia de ponta e ótimo custo-benefício, pois têm diversas funções integradas eliminando grande parte dos componentes de um quadro de comando de motores e com versões que vão desde o simples controle de velocidade até opções mais completas”, finaliza o promotor técnico de vendas da Hercules.

https://www.herculesmotores.com.br/

Mais Eventos

Mais Eventos

Notícias

publicidade