Logo do Radar industrial

FAÇA SUA BUSCA NO MAIOR BUSCADOR INDUSTRIAL DO BRASIL
 

Bem-Vindo ao Radar Industrial.
Verificamos que esse é seu primeiro acesso. Leia antes de usar:

Este é um portal de busca de produtos e serviços industriais.

NOTA: Todos os produtos dispostos no portal pertencem aos seus respectivos fabricantes, representantes e distribuidores. O Radar Industrial e a Editora Banas não vendem os produtos e serviços publicados neste site.

Saiba mais acessando a página "Sobre o Radar"

Procura um produto específico? Digite o nome do produto/serviço nos campos acima e veja uma lista de empresas fabricantes. Para acessar o contato da empresa é preciso ser cadastrado.

Faça seu cadastro gratuitamente aqui!

Busca alguma empresa ou fabricante? Clique em "Empresas", faça uma rápida procura e encontre fabricantes e representantes desejados.

Tamanho das letras

Indústria - 26/10/2021

Novas tecnologias em solda para impressão 3D em metal na indústria 4.0

As mais modernas soluções de soldagem para manufatura aditiva, usadas com sucesso em países mais industrializados, estão desembarcando no Brasil. Conhecida também como impressão 3D em metal, a manufatura aditiva é um processo de criação de um objeto tridimensional, que pode ser aplicado tanto em peças e componentes, cujo design exige maior complexidade ou na possibilidade de criar uma peça só sem a existência de subcomponentes, quanto na produção de protótipos que necessitam ter leveza em pequena escala. O objeto é construído a partir da deposição de finas camadas de material em pó ou arame, que são fundidas por uma fonte de energia.

"Apesar de o desenvolvimento de empresas que estão indo de encontro ao conceito Indústria 4.0 e/ou Manufatura Avançada estar em um ritmo bastante lento aqui no Brasil em função da redução de investimentos por parte das empresas e da retirada de recursos das universidades pelo governo federal, as tecnologias de soldagem para uso em manufatura aditiva têm atingido um grau bem avançado", afirma Jeferson Godinho, especialista em processo e aplicação para a América Latina, da divisão Perfect Welding da Fronius do Brasil. "Na Fronius, por exemplo, estamos empenhados em nutrir o mercado com tecnologias que controlam o arco elétrico dando maior estabilidade na deposição da gota. São soluções alinhadas com o que há de mais tecnológico na atualidade, recursos que promovem maior controle do processo e, com isso, geram melhor controle térmico e acabamento às peças", explica.

Nesse sentido, as tecnologias para impressão 3D em metal que a Fronius trouxe ao mercado brasileiro estão adaptadas para a estrutura da indústria 4.0 e atendem uma demanda latente verificada nas empresas que precisam desenvolver peças com maiores complexidades metalúrgicas, como as do setor automotivo, espacial, eletroeletrônicos, de fundição, e, ainda, as áreas de medicina, saúde e educação, entre muitos outros.

Porém, segundo o especialista, ainda há um longo caminho a se percorrer, já que o segmento envolve produção de máquinas, desenvolvimento de softwares, mão de obra qualificada e insumos mais sofisticados, itens que têm exigido maiores investimentos e pesquisa. "Hoje, a tendência tecnológica aponta para ferramentas cada vez mais completas e flexíveis que precisam otimizar o investimento, pois a demanda existe", finaliza.

www.fronius.com.br

Mais Eventos

Mais Eventos

Notícias

publicidade