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Mercado - 20/10/2021

Tecnologia auxilia transportes de cargas no agro a equilibrarem custos com alta dos combustíveis

 A falta de eficiência na gestão de peças e materiais pode comprometer um negócio a ponto de levá-lo à falência. Esse é um cenário cada vez mais recorrente em empresas do ramo de transporte de cargas.

Com os preços de insumos cada vez mais altos no mercado internacional, impulsionado pela falta de matéria-prima e alta do valor do dólar, o preço dos pneus tem disparado sem precedentes no Brasil. A Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos Automotivos (Abidipa) ressalta que no último ano o preço no mercado internacional da borracha, matéria-prima básica na fabricação de pneus, subiu mais de 100%: saltou de US$ 2,5 mil por tonelada para US$ 5,4 mil.

Com esse substancial aumento de custo, a associação prevê que os repasses serão inevitáveis, tanto para pneus importados como para os que são produzidos no país. Segundo pesquisa do Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais (Sindipesa), no ano de 2020 o preço dos pneus no Brasil teve uma alta de 27%.

Mesmo com os constantes aumentos, o primeiro semestre de 2021 apresentou um aumento de 33% na compra de pneus, informa um balanço divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip). Com todos os aumentos, certamente, o preço do frete aumentou também, como forma de equilibrar as contas e evitar a falência.

Porém, qual seria uma outra possibilidade para solucionar esse problema com os pneus? A resposta está na melhoria da gestão de pneus da frota, o que torna a vida útil do produto maior e evita trocas constantes oriundas da má utilização dos pneus.

Existem, hoje, no mercado, softwares para gestão de frotas que têm módulos específicos para a gestão de pneus. Esse tipo de tecnologia permite que alertas sobre a manutenção ou reforma dos pneus sejam emitidos ao gestor, além de indicar o histórico dos pneus, apontando a posição atual deles em cada caminhão e informações como tempo de rodagem, necessidade de calibragem e desgaste. Também existem módulos que podem analisar e indicar quais marcas e modelos de pneus têm maior durabilidade e quais gastam mais.

“A aposta em gestão é certamente a melhor solução para as transportadoras combaterem os aumentos abusivos que os pneus têm apresentado nos últimos anos e, com a tecnologia como aliada, cada vez mais essa gestão será otimizada”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran, empresa que desenvolve soluções automatizadas em gestão de frota.

https://gestran.com.br/

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