Mercado - 17/08/2020
Tecnologia traz novas perspectivas de crescimento ao setor de cosméticos
As novas tecnologias e pesquisas permeiam o mercado de cosméticos e transformam esse universo em um dos setores que mais cresce mundialmente. A indústria 4.0 tem um papel relevante ao segmento de beleza e faz com que os produtos tenham cada vez mais tecnologia, trazendo benefícios mais específicos ao que o consumidor necessita, durabilidade, segurança para a saúde de todos e inovação. Com isso, os resultados das marcas estão cada vez mais rápidos e eficientes.
O Brasil é o segundo maior mercado de cosméticos do mundo, sendo que a pele do rosto tem uma atenção especial: 27% dos consumidores buscam melhorar a textura, 25% desejam tratar e prevenir a acne e 23% querem minimizar a aparição de linhas de expressões e rugas, segundo pesquisa da Mintel. As subcategorias de protetores solares e produtos para o corpo, entretanto, cresceram, respectivamente 12,5% e 12,4%, entre 2012 e 2016, ficando à frente do setor de Cuidados Faciais (6,3%).
Os dados mostram o crescimento do setor e o comportamento do consumidor que busca, além de qualidade de produto, segurança para a saúde e posicionamento da marca, como o cuidado com a responsabilidade social e sustentabilidade.
Como fornecedora de equipamentos para fabricantes de cosméticos e produtos farmacêuticos em geral, a GEMÜ segue esses valores à risca. “Quando falamos no segmento de cosméticos, além de beleza, é preciso priorizar a saúde das pessoas. Com os nossos materiais e processos, garantimos 100% dos parâmetros de qualidade e segurança para o consumidor. A saúde humana é também um dos nossos pilares e prezamos por ela. Imagine causar uma alergia na pele por conta de procedimentos e materiais inadequados? O mercado não tem mais espaço para isso”, explica o gerente geral de vendas da área farmacêutica, de biotecnologia e alimentícia da GEMÜ, Hans Paul Mösl.
cris.bittar@smartcom.net.br